ANTROPOLOGIA SOCIAL
SERVIÇO SOCIAL
ANTROPOLOGIA SOCIAL Rafaela Soares
3° Período
CARATINGA – MG
FACULDADES INTEGRADAS CARATINGA – FIC
SERVIÇO SOCIAL
Trabalho elaborado sob a coordenação do Prof. MSc. Flávio Mateus dos Santos das disciplinas de Antropologia Social do curso de Serviço Social para fins avaliativos.
CARATINGA-MG
A SOCIEDADE E UM DEPENDENTE QUÍMICO
-1º Delimitação do Tema
A SOCIEDADE E UM DEPENDENTE QUÍMICO
-1º Justificativa
Para fazer o estudo, foram acompanhadas em um centro de reabilitação, entre dezembro de 2012 a agosto de 2013, assistente social e ex usuários de drogas que responderam a questões sobre as características das pessoas que integraram suas vidas neste período. Entre as perguntas, havia algumas focadas especificamente no uso do crack e outras que serviram como controle de confiabilidade dos dados, que traz informações sobre as características epidemiológicas dessa parcela da população. A escolha do tema foi pensando no uso abusivo de drogas e considerado então, como um problema social, principalmente por gerar prejuízos nas esferas afetiva, educativa, produtiva, econômica, saúde e relações sociais.
Pensando então na importância deste assunto é que vemos as políticas públicas relacionadas ao uso problemático de drogas, como um dos grandes desafios globais da atualidade. Respostas eficazes e balanceadas também devem focar na necessidade de saúde dos dependentes sem estigma nem discriminação.
-2º Justificativa
Este trabalho foi elaborado utilizando, de forma preponderante, o método dedutivo, partindo-se da análise das fases do tratamento de abuso e dependência de álcool e drogas para, em seguida, verificar a relação entre suas promessas e a realidade social no que concerne à efetivação de uma sociedade melhor. Adotou-se como principal referencial teórico o acompanhamento do dependente químico durante todo o processo de