auditoria
PARANÁ
Campus Palmas
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
AUDITORIA II
Prof. Jucélia Muller
Palmas - PR
2012
Palmas - PR 2012
Auditoria Operacional
A auditoria operacional é a análise ou comparação de um processo produtivo qualquer tendo como critérios parâmetros previamente definidos por um corpo qualificado que acredita ter nesses critérios as melhores maneiras de se produzir. A auditoria operacional pode ser aplicada a qualquer área de uma organização, bastando simplesmente que mereça tal atenção e cuidado.
A auditoria operacional tem por objetivo a revisão metodológica da atividade ou segmentos operacionais, buscando avaliar se os recursos da organização estão sendo usados de maneira eficaz e eficiente para atingir os objetivos operacionais. É um processo de avaliação de riscos e de sistemas de controles internos inerentes à atividade operacional, comparado com o esperado, o que propicia, inevitavelmente, a apresentação de recomendações destinadas a melhorar o desempenho e aumentar o êxito da organização, à luz das mais modernas técnicas de execução desses serviços.
Assim, a priorização dos projetos de auditoria inicia-se com a definição dos Fatores de Risco considerados mais importantes para a Empresa. Essa definição deve ser feita em conjunto com os executivos da Empresa e deve levar em consideração, dentre outros aspectos, as maiores preocupações da Alta Administração com relação aos riscos inerentes ao desenvolvimento dos negócios e ao ambiente de controles internos da Empresa como um todo. A fase de avaliação dos Fatores de Risco é, talvez, a mais importante no desenvolvimento de um processo de auditoria operacional, haja vista que dessa avaliação será delineado todo o processo de planejamento dos trabalhos a serem executados, sua extensão e seus resultados