Pressupostos do Cristianismo
Cultura Religiosa
Canoas, agosto de 2014.
1. Definir, a partir de pressupostos do Cristianismo (pesquisar em uma Bíblia), quem foi Jesus Cristo. Por que ele veio ao mundo? O que, de acordo com os ensinamentos bíblicos, ele era de fato?
Geralmente se aceita que Jesus foi de fato um homem que andou na terra, em Israel, há quase 2000 anos. Não sabemos a completa identidade de Jesus, quase todas as grandes religiões ensinam que Jesus foi um profeta, um bom mestre ou um homem piedoso e operava milagres. O problema é que a Bíblia nos diz que Jesus foi infinitamente mais do que um profeta, bom mestre ou homem piedoso.
A bíblia nos ensina que Jesus era filho único de Deus, que “venho ao mundo para que todos aqueles que nele creem não pereçam mas tenham vida eterna”. Jesus foi enviado á terra para religar á humanidade com o criador, Deus! Mas, ao mesmo tempo que Jesus era filho de Deus é como se ele fosse Deus, como mostra a bíblia em João 14:9-10 “Disse-lhe Jesus: Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem me vê a mim vê o Pai; e como dizes tu: Mostra-nos o Pai? Não crês tu que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo não as digo de mim mesmo, mas o Pai, que está em mim, é quem faz as obras.” Podemos concluir que Jesus, Deus e o Espírito Santo (que Deus deixou sobre a terra depois que Jesus foi crucificado), são a divina trindade, a mesma “pessoa”! Deus como pai, Jesus como filho e o Espírito Santo como espírito consolador para a humanidade até a volta de Jesus. Jesus foi o Messias, fazia milagres pela fé que possuía em Deus! Foi enviado á terra para morrer pela humanidade e apagar e pagar por nossos pecados, nos deixando puros novamente se crermos nisso e assumirmos um compromisso com Ele. Venho para concluir o ‘Plano de Salvação’ e Vida Eterna que Deus tinha preparado.
2. Nomear os 12 apóstolos de Cristo e descrever como cada um deles morreu.