Portfolio
1) Pode-se dizer que desde a Pré-História o ser humano apresenta uma relação estreita com o meio líquido. Nesse sentido, que indícios podem ser destacados, os quais justificam a afirmação dessa aproximação?
Resposta: Desde o inicio da inserção do ser humano no planeta, ele foi obrigado a se interagi com o meio liquido, pois eram ao redor de lagos, rios, mares e oceanos que se encontrava alimento em grande quantidade, usando também a água para cassar, locomover-se ou para esconder de predadores. Outro indicio dessa relação do ser humano pré-histórico com a água é um desenho encontrado em uma caverna das “grutas do deserto da Líbia” que é a mais antiga ilustração relacionada com o ato de nadar.
2) A natação e a hidroginástica são manifestações das atividades aquáticas no âmbito da saúde. Sabendo disso, comente sobre os benefícios advindos da prática destas atividades envolvendo os aspectos: físicos, motores, cognitivo, sociais e afetivos.
Resposta: A natação e a hidroginástica são atividades desenvolvidas na água sem maiores impactos físicos (nas articulações), além de trabalhar força, coordenação, equilíbrio e flexibilidade. Ela melhora a interação interpessoal e auxilia na relação de empatia entre as pessoas, além de facilitar o processo de comunicação construindo laços de amizades. Sabidamente, as atividades aquáticas, no aspecto cognitivo, desenvolvem a decisão, o intelecto, a memória e o entendimento.
3) Por que é importante dividir o aprendizado da natação em unidades de ensino?
Resposta: Segundo Santana; Tavares; Santana (2003), em sua pesquisa bibliográfica em diversos títulos de diversos autores a respeito de unidades de ensino da adaptação aquática, observou-se que cada autor divide as unidades de ensino, entretanto, foi verificado que eles o fazem de um modo particular. Dessa forma nota-se que apesar da distinção da seqüência pedagógica entre eles todos permeiam pela ambientação ao meio líquido ou adaptação ao