Antropologia social
O estudo do homem em sua relação com a cultura é chamada de Antropologia, embora haja outras ciências que também o fazem, tais como: biologia, psicologia, sociologia e muitas outras, cada uma visa estudar o seu objeto de uma determinada perspectiva, com aspectos específicos.
A cultura será o objeto que norteará o homem a todo instante- antropologicamente falando. É ela que tenta entender o processo de formação de diversas culturas e, automaticamente, entender a sua própria. O processo de entendimento do homem é algo que está no centro das atenções dos sistemas educacionais comprometidos com a formação dos educadores do século XXl. Os educadores devem estar atentos à dinamicidade da cultura, uma vez que esta está sempre sofrendo transformações, influências.
A palavra cultura vem do latim colere e significa cultivar, cuidar, tratar, honrar e preservar. Assim, quando se fala em cultura é comum se pensar apenas em artesanato ou festas típicas de determinada região, deixando de lado o corriqueiro, que também é considerado cultura. A cultura de um povo vai desde sua programação de tv até os seus costumes, sua língua, história. É muito comum entre os seres humanos tentar superiorizar a sua cultura em detrimento a uma estranha para si. Por não comungar dos mesmos valores e costumes, o indivíduo é considerado inferior. É notório esse tipo de comparação no âmbito da música, literatura. Tenta-se classificar o erudito, o popular como sendo economicamente separados. Os ricos e poderosos fazem uso do primeiro, e a plebe do último. Mas, na verdade, a apreciação de cada gosto literário ou musical, está atrelada à cultura do indivíduo, ao meio em que ele foi criado. Não existe, assim, melhor ou pior manifestação cultural. Existem gostos distintos. A identidade cultural é algo complexo e que não pode ser pensada de forma isolada, uma vez que o indivíduo está inserido num grupo social e, deste grupo, ele adquirirá e incorporará as experiências e conhecimentos