antropologia social
1) Por que as ideias positivistas não se adequaram á ideologia alemã?
Porque diferentemente dos seus vizinhos europeus, a Alemanha ainda não se via unificada o que atrasou a organização do pensamento burguês, que só passou a ocorrer no séc. XIX, sob influência de correntes filosóficas e da sistematização das ciências humanas, como a história e a antropologia.
2) Caracterize a situação da Alemanha no séc. XIX.
O território germânico encontrava-se ainda fragmentado em estados que juntos, formavam a confederação germânica. Para atingir o objetivo que era a unificação dos estados germânicos, a Prússia entra em conflito com a França. Após vencer a guerra, a Alemanha proclama seu imperador, concluindo assim seu processo de unificação.
3) Defina ação social e explique seus tipos.
Ação social refere-se a qualquer ação que leva em conta ações ou reações de outros indivíduos e é modificada baseando-se nesses eventos, ou seja, é toda conduta humana dotada de sentido. Podem ser:
Ação social Racional com relação a fins, na qual a ação é estritamente racional. Toma-se um fim e este é racionalmente buscado.
Racional com relação a valores, na qual não é o fim que orienta a ação, mas o valo seja ético, religioso, político ou estético.
Afetiva, em que a conduta é movida por sentimentos, tais como orgulho, vingança, inveja, loucura, paixão, etc.
Tradicional, que tem como fonte motivadora os costumes ou hábitos arraigados.
4) Que análise weber faz à imparcialidade durkheimiana?
Weber questiona a imparcialidade durkheimiana, uma vez que para weber, nós não temos como desligar da nossa “cultura”, “tradição”, uma vez que já está internalizada em cada um. Porém, o cientista deve buscar a neutralidade e não permitir que a subjetividade desvie a análise.
5) O que é necessário para que se estabeleça uma relação social?
Para que seja estabelecida uma relação social, é necessário que o sentido seja compartilhado.
6) O que é tipo ideal?
É um