Antropologia - Laplantine
CURSO DE TEOLOGIA
DISCIPLINA: ANTROPOLOGIA
PROF.ª:
ALUNO:
UBERLÂNDIA
2013
1. QUAL A DIFERENÇA ENTRE CULTURA E NATUREZA? ELAS SE OPÕEM? JUSTIQUE.
Enquanto a natureza age de acordo com as leis da causa e efeito (mecanicamente, sem liberdade), a cultura é dotada de liberdade e razão (não está presa ao mecanicismo), sendo representada por todo o complexo que inclui conhecimento, crença, arte, moral, lei, costumes e quaisquer outras capacidades e hábitos adquiridos pelo homem na condição de membro da sociedade.
A distinção entre cultura e natureza tem seu início no século XVIII, ocorrendo, em um primeiro momento, a separação e, posteriormente, a oposição entre os dois conceitos, pois, sendo a Natureza que opera mecanicamente de acordo com leis necessárias de causa e efeito, representando assim um reino da necessidade causal e do determinismo cego, teve como contrapeso a Cultura, que passou a significar, em primeiro lugar, as obras humanas que se exprimem numa civilização.
De acordo com Laplantine, a figura do MAU CIVILIZADO vai de encontro à Cultura, enquanto o BOM SELVAGEM representa a Natureza.
2. GRUPOS CONSIDERADOS “PRIMITIVOS” FORAM ANALISADOS POR PESQUISADORES “CIVILIZADOS” EUROPEUS QUE SE POSICIONARAM DE FORMA DIVERGENTE. APONTE AS DUAS PRINCIPAIS RESPOSTAS DADAS E SUAS RESPECTIVAS JUSTIFICATIVAS.
Las Casas
Sepulvera
“Àqueles que pretendem que os índios são bárbaros, responderemos que essas pessoas têm aldeias, vilas, cidades, reis, senhores e uma ordem política que, em alguns reinos, é melhor que a nossa. (...) Esses povos igualavam ou até superavam muitas nações do mundo conhecidas como policiadas e razoáveis, e não eram inferiores a nenhuma delas. Assim, igualavam-se aos gregos e os romanos, e até, em alguns de seus costumes, os superavam. Eles superavam também a Inglaterra, a França, e algumas de nossas regiões da Espanha. (...) Pois a maioria dessas nações do