Economia do Brasil
O Brasil possui atualmente, de certa forma, uma economia estável. O país é um grande produtor e exportador de produtos de diversos tipos como: soja, milho, trigo e petróleo. Segundo o site de notícia terra, Considerando o PIB produto interno bruto, o Brasil ocupa o 6º lugar no ranking das maiores economias do mundo, atrás apenas da França, Alemanha, Japão, china e estados unidos. Dados de 2013 (http://www.terra.com.br).
Inflação
A inflação é o aumento nos preços de produtos comercializados em um país. Existem dois tipos de inflação.
Inflação de Demanda: É quando a demanda de um determinado produto e maior do que a quantidade deste produto ofertado no mercado.
Inflação de Custos: É quando a demanda do produto continua a mesma, mas, o custo para produção deste produto aumenta. Dependendo do produto esse custo vai ser repassado quase que integralmente para o consumidor. Segundo LEITÃO, Miriam; A Inflação causa cautela no consumidor esse ano, nesse período de festas o consumidor vai ser mais contido nas compras, pois, ao longo de 2013 a inflação, esteve muito alta. Além disso, nos últimos anos, as famílias contraíram dívidas, de longo prazo para comprar o carro novo, a casa própria. A inflação ficou em torno de 6%, durante boa parte do ano. Como o dólar está subindo, o que aumenta o preço de vários produtos importados, a indústria quer repassar a alta do custo para o consumidor. O Banco Central está prevendo que o dólar ficará em R$ 2,40. O consumidor brasileiro terá que agir com cautela em ano bom, o consumidor compra mais; nos mais difíceis, compra lembrancinhas.
Governo Lula vs Dilma: O governo Lula é lembrado como o governo do povo as suas principais características na economia foi a redução da inflação estabilizando os preço do mercado, os programas sociais e a diminuição do desemprego. Já o grande marco do governo Dilma estar sendo a alta da inflação os gastos públicos com a copa do mundo e a revolta da população com os problemas