Antropologia - evolução do homem até os dias de hoje
O trabalho a seguir propõe discutir uma importante questão, já fundamentada há algum tempo, mas, que ainda é muito discutida até os dias de hoje.
Essa questão é a origem da vida, que tem como base duas visões como teorias: a criacionista, visão da religião a qual o homem é uma criação divina, como descrito na Bíblia, e a evolucionista, visão da ciência proposta por Charles Darwin, que após estudos feito por Lamarck, sintetizou a teoria mais aceita de evolução da vida na terra.
Após diversos estudos e descobrimentos de fósseis, ainda foi criada uma linha de evolução do homem, que explica desde os primórdios como foi à passagem dos primeiros Hominídeos até o Homo sapiens Sapiens, topo da cadeia evolutiva.
Ainda é colocada em cheque uma visão mais crítica do homem e suas culturas até os dias de hoje.
Quem somos ? De onde Viemos ? Eis a questão.
Um dos maiores mistérios que sempre intrigaram o homem ao longo de sua história foi o conhecimento de suas origens. Pode-se dizer que todos os povos da antiguidade tinham teorias que tentavam explicar a existência do homem e do universo. A maioria delas tinha fundamentos religiosos, filosóficos, ou até mesmo mitológicos. Além dos próprios mistérios existentes a questão da origem da vida, ainda havia outra questão não menos pertinente: por que somos tão diferentes dos animais ?
O criacionismo e o evolucionismo são duas teorias que tentam explicar a criação e a evolução do homem. Embora nenhuma delas possa ser comprovada em laboratório, as coincidências param por aí, pois suas abordagens são completamente distintas.
A Bíblia Sagrada, mais especificamente no livro de Gênesis, narra a história da origem de tudo que há ao nosso redor, como o Sol, estrelas e seres vivos. O primeiro versículo da Bíblia já diz: “No princípio Deus criou os céus e a terra”. Esta é a ideia central do criacionismo: Deus criou todas as coisas, inclusive o homem.
Já o evolucionismo. Teoria que surgiu a partir do século XIX. Afirma que