antropologia da alimentação humana
CURSO: GASTRONOMIA - 1°PERIODO TURNO: 1°
PROFRESSORA: LAURA PEREZ
____________________________________________________
QUESTÕES:
1 - Compare o significado da alimentação para os protestantes dinamarqueses, para Babette e para o General Lorens argumentando através de exemplos retirados do filme.
A visão da alimentação dos personagens é totalmente diferenciada, vemos isso através da preparação do alimento e do seu consumo, que está veiculada a incluir a identidade cultural, na religião e a condição social.
Os protestantes veem o alimento como fonte de energia e saúde, sem o prazer na degustação, e o medo do pecar (gula) observe-se pela simplicidade de sua refeição, uma sopa de cerveja com pão, juntamente com o um cozido de bacalhau. E por outro lado temos Babette, uma cozinheira de outro país, de outra cultura, onde sua refeição trazia a percepção do sabor, do olfato e do prazer proporcionado pelo alimento, percebemos isso no próprio banquete servido pela mesma. Tendo com uma sequência de pratos diferenciados, e vinhos que acabará por despertar o temor dos protestantes perante a comida. Mas ao longo do jantar,eles são atraídos pelo prazer que a comida lhes oferece, dando assim um novo olhar sobre o bem comer.
O general Lorens nos mostra um importante papel, por ter convivido em outra cultura, tem uma visão do alimento parecida com a de Babette, observamos isso pelo seu semblante apreciador na hora da refeição,que traz para si a memória do prazer de uma degustação.
Vemos então diferentes formas na preparação de uma refeição, e sua forte ligação com a cultura de cada país, formando assim a curiosidade humana.
_____________________________
2-Defina com suas próprias palavras os termos abaixo. Discuta estes conceitos no filme argumentado através de exemplos. Sublinhe a questão alimentar.
-CULTURA NO SENTIDO ANTROPOLÓGICO:
É onde o