Antropologia cultural
2. Não podemos admitir que o determinismo biológico possa influenciar na cultura do individuo sobre o ambiente que vive.
Indivíduos que vivem em um mesmo espaço, ambiente podem adquirir hábitos e meios de sobrevivência diferentes. O livro nos mostra como exemplo no Sudoeste americano, índios que ocupam o mesmo habitat que mesmo possuem fontes de sobrevivência e hábitos totalmente diferentes. Um possui uma economia agrícola baseada principalmente no milho, outros são apanhadores de viveres e se alimentam de castanhas selvagens. Podemos usar também como exemplo um determinado lugar do Brasil em uma determinada região, não é porque o individuo nasceu naquele lugar que ele vai se comportar conforme os costumes daquela sociedade, gostos, hábitos e alimentação. Diferente espaço geográfico nunca foi e nunca será determinante na cultura do individuo. Um exemplo de concepção pautada no determinismo geográfico é aquela que considera o clima como um elemento determinante do progresso de um povo – enquanto povos residentes em climas frios seriam mais suscetíveis ao progresso, aqueles residentes em climas quentes estariam em condição desfavorável em função do calor que os tornaria preguiçosos e passionais.
3. Os conceitos de cultura vêm se aprimorando muito desde o século XVII. Para os germânicos Kultur era utilizado para simbolizar