Educação e diversidade
Disciplina: Educação e Adversidade
Professor: Rodolfo Francisco
Gisele Mirna de Moraes Mota Gonçalves RA: 3829705785
Glaucia Micheli Garcia de Andrade RA: 3872756907
Itebaldo Batista de Melo RA: 4520866693
Kelly Patrícia de Oliveira Ferreira RA: 3812659500
Proposta para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e culturas afro-brasileira e africana para o ensino fundamental
Objetivo geral
Tendo como base as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Culturas Afro-Brasileira e Africana, este plano de ensino pretende contribuir para o desenvolvimento pessoal dos alunos e aprimorar as capacidades de agir, pensar, atuar e lidar com as influências do mundo sobre cada um. Tendo isso em mente, os alunos terão aulas para estudar situações contextualizadas em que estimula os alunos do ensino fundamental a refletirem sobre suas origens, abordando questões que vão muito além da escravidão. O plano valoriza a oralidade e a arte africana a partir do resgate da cultura do continente e da discussão de sua contribuição para a formação da identidade cultural brasileira, pais e professores também podem ajudar a reforçar a identidade cultural de crianças e jovens, escolhendo livros e brinquedos com essa temática. Esses materiais didáticos podem ser introduzidos na primeira infância, quando a criança começa a brincar.
Durante o trabalho, os professores familiarizaram os alunos com a literatura africana e incentivaram a leitura e a escrita.
Ao final das aulas os alunos deverão ser capazes de discutir e expressar suas opiniões de maneira crítica, e a interagir com outras pessoas entendendo que faz parte de uma sociedade que apresenta problemas e que cada um tem seu papel na construção da mesma.
Metodologia:
Através de atividades com