Antropologia cultural - franz boas - resenha
Gestão do curso de Direito
Curso: Ciência Jurídica
Disciplina: Antropologia
Acadêmica: Hinahime
Referência(s): BOAS, Franz. Antropologia Cultural. Org. Celso Castro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.109p.
RESENHA
Antropologia: criticas e pensamentos de Franz Boas
Antropologia Cultural
O livro é uma coletânea de artigos e textos de conferências, completos por si mesmos onde se percebe varias criticas de Franz e suas 'ideologias'. Parte destes textos - quatro dos cincos - tem ligação com a Cultura. Para aqueles estão tendo um primeiro contato com a antropologia, pode ser um pouco cansativo e desinteressante, talvez pela construção ou até mesmo pelo conteúdo abordado, pois estes acreditam que não é uma matéria de relevância no campo estudado.
O primeiro texto abordado se apresenta como 'As limitações do método comparativo da antropologia', ele trata de uma critica de uma doutrina dominante na época, o evolucionismo cultural - chamado aqui como método comparativo por Boas - e estava relacionada com a importância histórica. Sua critica não estava completamente ligada à doutrina e sim ao método utilizado que caracteriza a doutrina, defendia que não podiam julgar fenômenos semelhantes sem que se buscasse em cada caso, a origem de determinadas características, se foram desenvolvidas pela própria sociedade ou se houve uma transmissão de aspecto de um povo a outro. Criticava ainda o "determinismo geográfico - afirmando que o meio ambiente exercia a um efeito limitado sobre a cultura humana".
A Antropologia moderna descobriu que a sociedade humana em seu desenvolvimento possui traços fundamentais em comum, todas possuíam leis que governavam a convivência, e essa influencia poderia explicar o fato uma sociedade ser mais 'civilizada' do que outras, quais métodos influenciaram e retardaram o desenvolvimento das mesmas. Na construção desse primeiro método, é