resenha
ARQUITETURA E URBANISMO
2º PERÍODO
JÉSSICA NEVES
PATRÍCIA DE ARAÚJO PALMA
RESENHA
AS MITOLOGIAS DOS ÍNDIOS
PONTA GROSSA
2014
CESCAGE-CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS
ARQUITETURA E URBANISMO
2º PERÍODO
RESENHA
AS MITOLOGIAS DOS ÍNDIOS
TRABALHO APRESENTADO COMO PARTE DA AVALIAÇÃO BIMESTRAL DA DISCIPLINA DE ANTROPOLOGIA COM A PROFESSORA MARIA ANTÔNIA MARÇAL.
JÉSSICA NEVES
PATRÍCIA DE ARAÚJO PALMA
PONTA GROSSA
2014
RESENHA
AS MITOLOGIAS DOS ÍNDIOS
As mitologias dos indos do livro O Folclore e a Crítica ao Evolucionismo escrito por Franz Boas.(pág 167 à 183).
Franz uri Boas nasceu em 9 de julho de 1858 em Minden, localizada na região da atual Alemanha, faleceu em 21 de dezembro de 1942. Antes de seguir pela antropologia, Franz Boas formou-se e realizou pesquisas na área das ciências naturais.Seguiu pela carreira de Antropologia e se tornou um dos pioneiros da antropologia moderna chamado Pai da Antropologia Americana.Em 1899 tornou-se professor de antropologia na Universidade de Columbia até o fim de sua carreira.Influenciou profundamente o desenvolvimento da antropologia norte-americana.A principal contribuição de Boas para a antropologia cultural não foi como formalizador de teorias, seu papel foi acima de tudo o de crítico de teorias e então consagradas,como o evolucionismo e o racismo.
Nesse texto retrata que a explicação psicológica e mais ou menos racionalista do mito também seja a história de sua origem. Por não conhecermos as formas e interpretações antigas das mitologias indígenas nós não estamos familiarizados com a história atual.
A mitificação de acontecimentos históricos podem ser os melhores casos desse tipo.
Existem fatos históricos que formam a base de uma odisseia indígena relatando as aventuras de Manak ,como Baranoff é chamado pelos nativos.Onde alega vitória numa batalha em que os nativos foram