ANTROPOLOGIA 2 EVOLUCIONISMO CULTURAL
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – ICS
LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS - EAD
Antropologia 2
Prof. Sivia Aguiar Carneiro
Aluno: Williamberg Barbosa Silva
Polo: Olho d’Água das Flores
Trabalho: Observações sobre o Evolucionismo Cultural
Referência: Livro Básico: Antropologia 2 - vídeo aula: Materialismo Cultural Página - http://www2.anhembi.br - http://www.antropologiasocial.com.br - http://teianeuronial.com - http://outrosarqueologia.blogspot.com.br
Observações sobre o Evolucionismo Cultural
A Antropologia, assim como todas as áreas que estudam as sociedades, desenvolveram, ao longo do tempo, várias formas de analisar a relação do homem com a cultura. As teorias são resultados desses estudos sobre os quais os especialistas se debruçam, colhem dados e interpretam as sociedades.
De acordo com o Evolucionismo Cultural, uma das primeiras teorias antropológicas, as sociedades se desenvolvem a partir do crescimento e das mudanças. Para Leslie White, um dos principais teóricos dessa corrente, a evolução cultural é um processo contínuo, acumulativo e que conduz inexoravelmente ao avanço social.
Outro teórico importante, Edward Tylor, estudou as religiões e os folclores, postulando que cada sociedade situa-se num estágio diferenciado quanto à produção de rituais e hábitos sociais. Ele acreditava que os antropólogos deveriam estabelecer graus diferentes de civilização, colocando as nações europeias num grau de superioridade em relação a outras nações.
James Frazer está relacionado ao evolucionismo, sendo considerado um dos grandes divulgadores científicos da antropologia social.
Achados arqueológicos de corpos humanos junto a ossos de mamutes e outros animais na caverna de Brixham, na Inglaterra, comprovariam que descendíamos de seres inferiores que existiram a milhares de anos, sendo o evolucionismo visto como uma escada onde os degraus estavam em posição hierárquicas linearmente.