Master
1 INTRODUÇÃO 2
2 DIFUSIONISMO CULTURAL 3
2.1 ORIGENS E CARACTERÍSTICAS 3
2.2 DIFUSIONISMO X EVOLUCIONISMO 3
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
4. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
1. INTRODUÇÃO
O difusionismo, também conhecido como historicismo, procura explicar historicamente as semelhanças existentes entre as duas culturas. O termo difusionismo foi em pregado pela primeira vez em 1930 para, de acordo com Marcani e Presotto (2007, p. 251), “designar a corrente antropológica que procurava explicar o desenvolvimento cultural através do processo de difusão de elementos culturais de uma cultura para outra, enfatizando a relativa raridade de novas invenções e a importância dos constantes empréstimos cultuais na história da humanidade”.
O difusionismo foi um movimento de reação ao evolucionismo do século XIX, que, mesmo afetando a orientação teórica e os procedimentos metodológicos, não rejeitou completamente os conceitos básicos formulado pelos evolucionistas, nota-se que o difusionismo repousa, de certo modo, em bases comuns ao evolucionismo.
Diante disto, o presente trabalho foi elaborado com a intenção de analisar o difusionismo sob a ótica antropológica. Para tanto, utilizar-se-á de pesquisas bibliográficas para elaboração de um ensaio, sem a pretensão de esgotar o assunto. Serão analisadas as origens e características do difusionismo, teorias inerentes ao tema e sua relação com o evolucionismo, uma vez constatada sua contraposição a esta teoria.
2. DIFUSIONISMO CULTURAL
2.1 ORIGENS E CARACTERÍSTICAS
O termo difusionismo foi em pregado pela primeira vez em 1930 para, de acordo com Marcani e Presotto (2007, p. 251), “designar a corrente antropológica que procurava explicar o desenvolvimento cultural através do processo de difusão de elementos culturais de uma cultura para outra, enfatizando a relativa raridade de novas invenções e a importância dos constantes empréstimos cultuais na história da humanidade”. Teve predomínio entre o