Antropode
Os Artrópodes (do grego arthros: articulado e podos: pés, patas, apêndices) são animais invertebrado caracterizados por possuírem membros rígidos, articulados, com vários pares de pernas, que variam em número de acordo com as classes. Compõem o maior filo de animais existentes, representados por animais como os gafanhotos incetos, as aranhas arachnida, os caranguejos crustaceo, as centopeias quilopodes e embuás (diplopodes, somam mais de um milhão de especies descritas ("apenas" mais de 890.000 segundo outros autores). Mais de 4/5 das espécies existentes são Artrópodes, que vão desde as formas microscópicas de planquetos com menos de 1/4 de milímetro, até crustáceos com mais de 3 metros de espessura.
Os artrópodes habitam praticamente todo o tipo de ambiente: aquático e terrestre e representam os únicos invertebrados voadores. Existem representantes parasitas e simbióticos. Há registros fosseis de artrópodes desde o periodo cambriano
Anatomia dos artrópodes
Os artrópodes têm (1)apendices articulados e (2) o corpo segmentado, envolvido num (3)exoesqueletos dequintina (números da imagem acima). Os apêndices estão especializados para a alimentaçao, para a percepçao sensorial, para defesa e para a locomoçao. São estas "patas articuladas" que dão o nome ao filo e que o separam dos filos mais próximos, os onychuphora e os tardigtada.O exoesqueleto é uma camada de cutícula quitinosa que reveste externamente todo o corpo dos artrópodes. Ele apresenta placas articuladas e contínuas. A presença de fenol na placa a deixa mais rígida e com a cor mais escura.
Eles são animais metamerizados, isto é, têm corpo segmentado, mas sua metameria não é tão evidente como a dos anelideos; isso porque sua metameria heteronôma: os metâmeros (segmentos) diferenciam-se durante o desenvolvimento, alguns deles fundindo-se para a formação de tagmas que, como nos insetos, são tipicamente:
Cabeça;
Tórax
Abdómen.
Dentre as diferentes classes de artrópodes há casos em