Restaurante a granel
2.1 Identificação da Organização
2.1.1 Histórico da Empresa
O restaurante A granel nasceu em Minas Gerais – terra considerada um dos berços da culinária brasileira e onde a cozinha é o melhor lugar de uma casa. Em Minas uma verdadeira refeição é um ótimo pretexto para se encontrar e comemorar.
A primeira loja do A granel foi a do Coração Eucarístico, localizada na praça da PUC em Belo Horizonte. A granel cresceu, se tornou uma rede com seis lojas, 200 funcionários e mais de 20 anos de tradição.
A loja escolhida para elaboração deste trabalho é a mais recente, inaugurada em 08 de abril de 2010 no Itaú Power Shopping – (Av. David Sarnoff, 5160, Cidade Industrial - Contagem) cujo proprietário é Rodrigo Seabra Dumont. Ele iniciou a carreira na unidade do Shopping Cidade com 17 anos, onde permaneceu por 3 anos responsável pelo setor de compras e auxiliar administrativo. Após esse período se tornou gerente da unidade Santa Efigênia onde permaneceu por 5 anos. Aos 26 se dedicou a abertura da franquia no Itaú Power Shopping. O restaurante de 177 metros quadrados, com capacidade interna para 84 pessoas durante o dia e 116 na parte da noite, funciona de segunda a domingo, no horário de 11 às 23h e contem 42 funcionários.
2.1.2 Negócio e Mercado
Os serviços oferecidos são restaurante self-service de 11:00 às 15:30h , a la carte e porções das 15:30 às 23:00h , o mercado é de alimentação e entretenimento, dentre suas características estão: concorrência acirrada; fidelização de clientes com base na qualidade e confiabilidade dos produtos; disponibilização da maior gama de produtos e serviços possíveis para atrair o maior número de consumidores.
Por estar localizado em um Shopping Center o perfil dos consumidores é diversificado, contudo, a empresa foca nos funcionários de empresas, e indústrias próximas para o almoço e happy hour durante a semana, e, aos finais de semana famílias em busca de entretenimento.
Seus principais