Antracose Pulmonar, Aterosclerose
BIOMEDICINA
4º SEMESTRE TURMA A
RELATÓRIO DE PATOLOGIA
São Paulo
2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO
BIOMEDICINA
4º SEMESTRE TURMA A
GABRIEL LEONEL MARASCO
LEONARDO MOLINA SGOBIN
ROBERTO CICOTTI CILENTO
RODOLFO SAPORITO
RELATÓRIO DE PATOLOGIA
São Paulo
2014
ESTEATOSE HEPÁTICA
Definição
A Esteatose Hepática é definida como acúmulo de gordura nas células do fígado, também pode ser chamada de Doença Gordurosa do Fígado.
Características
Microscópicas:O tecido hepático apresenta em seus hepatócitos vesículas com lipídeos de tal forma que praticamente todo o citoplasma celular é tomado pela concentração do lípide dentro da vesícula, e o núcleo do hepatócito é translocado de centralizado para periférico.
Macroscópicos:O Fígado possui tamanho aumentado (hepatomegalia), porém de acordo com o grau da Esteatose (Leve/Pouco aumentado, Grave/Muito aumentado), tendo em média de 4 a 6 Kg, com coloração amarelada e aspecto macio.
Causas e Tratamento
Os indivíduos que estão inseridos no grupo de risco da Esteatose Hepática são: os alcoólatras, pacientes com histórico de hepatites virais, diabéticos, obesos, pacientes com problema de triglicérides e colesterol. Entretanto todos estão sujeitos a ter Esteatose, pois a alimentação inadequada é um fator determinante para que haja o acúmulo de gordura nos hepatócitos.
Para tratar a doença, uma boa alimentação, o controle das doenças relacionadas, e a abstinência do álcool fazem com que a Esteatose Hepática seja revertida para uma condição normal e não avance para quadros mais graves como a Hepatite (Alcoólica ou Não-Alcoólica) ainda reversível, chegando até um quadro de Cirrose que é irreversível.
ANTRACOSE PULMONAR
A antracose pulmonar caracteria-se, microscópicamente, pela presença de pigmentos de partículas de carvão, na qual é observada principalmente em indivíduos em áreas urbanas e mineiros, além