etica profissional
Há pontos onde vista diferentes sobre a consciência, cada grupo, cada cultura constitui sua opinião sobre o que é consciência.
No campo ético a consciência e a observação dos conceitos, do pensar para com as ações, para com as práticas desses conceitos na sociedade.
Introdução a um conceito de consciência Ética
Conceitos de consciência ética são evolutivos, ou seja, com passar dos tempos as análises,as opiniões, os costumes mudam.
Para a filosofia a consciência é o resultado da relação profunda do homem com ele mesmo, análise do eu com eu.
Consciência é relação dos limites interiores do homem com os exteriores , ou seja, o que há de mais íntimo com que expõe. Ela leva o ser a fazer uma auto avaliação, um auto julgamento dos seus atos, é uma análise crítica de si.
Espírito, Ego e Consciência
Estes são distintos, mas se completam. Espirito é o que comanda o corpo, a massa orgânica, as necessidades , o que não é programável e acontece naturalmente são regidas pelo espírito; isso independe da consciência. O ego está ligado as satisfações, conquistas, prazer,felicidade, prestígio , pode-se dizer que ego é prazer interior. Consciência é capacidade de analisar o caminho para conquistar.
A etica reprova a conquista de forma egoísta, que para o bem de um custe a infelicidade do outro, se esta for a maneira de conquistar algo, não tem apio ético, pois ela vemnda relação de harmonia entre os indivíduos, entre o que pratica e a sociedade.
O espírito , o ego e a consciência não se anulam, mas trabalham juntos e se completam para uma relação de existência eficaz.
Resumo por tópicos:
* Consciência não é padrão, há pontos de vista diferente sobre ela.
* consciência é a relação entre observação e ação, pensar e agir.
* Os conceitos de consciência ética são evolutivos, para a filosofia é o resultado da relação do homem com ele mesmo, da intimidade com as ações em sociedade.
*A consciência faz com que nos auto avaliamos