Relatorio
1 - O que é uma inflamação?
Resposta: É uma reação complexa em tecidos que consiste principalmente nas respostas dos vasos sanguíneos e leucócitos.
2- Como a inflamação pode ser?
Resposta: Pode ser aguda ou crônica, dependendo da natureza do estímulo e da efetividade da reação inicial em eliminar o estímulo ou os tecidos danificados.
3- Descreva a inflamação aguda e a inflamação crônica
Resposta:
a) Aguda: É rápida no início e de curta duração, persistindo a horas ou poucos dias. Suas características são a exsudação e fluido e proteínas do plasma (edema) e a migração de leucócitos, predominantemente neutrófilos (polimorfonucleares).
b) Crônica: pode se seguir a inflamação aguda ou ser insidiosa no início. Ela é de longa duração e está associada à presença de linfócitos e macrófagos, proliferação de vasos sanguíneos, fibrose e destruição tecidual.
4- Quando há a cessação da inflamação?
Resposta: Quando o estímulo agressor é removido e os mediadores químicos se dissipam (são eliminados pelo nosso organismo) ou são inibidos.
5- Quais são os sinais da inflamação?
Resposta: Rubor, tumor, calor, dor e perda da função.
6- Descreva as principais manifestações da inflamação aguda.
Resposta: 1- Dilatação vascular (vasodilatação) e aumento do fluxo sanguíneo (causando eritema e calor). 2- Extravasamento e deposição extravascular de fluido plasmáticos e proteínas (edema). 3- Emigração e acúmulo de leucócitos no local da injúria (movimento chamado quimiotaxia)
7- Quais as fases da fagocitose?
Resposta: Reconhecimento e fixação, engolfamento, destruição e degradação.
8- As reações inflamatórias agudas podem ser desencadeadas por uma série de estímulos. Cite quais:
Resposta: 1- Infecções (bacteriana, viral, fúngica ou fungo, parasítica) e toxinas microbianas. 2- Necrose tecidual de qualquer causa, incluindo isquemia (como em um infarto do miocárdio), trauma e injúria física e química (queimaduras, úlcera de frio, irradiação, exposição a alguns