Antiguidade Clássica Funari
Marlene Rosa Cainelli*
o Prof" Pedro Paulo Abreu Funari enuncia que o livro Antiguidade clássica; a história e a cultura a partir dos documentos é indicado para alunos de graduação e também para professores de 1° e 2° graus, assim como o público em geral.
No 1° capítulo Funari analisa a utilização de documentos por historiadores, desde os documentos tradicionais até o uso da "narrativa para compreensão do discurso histórico". A especificidade do estudo da antigüidade clássica, a diversidade dos documentos e uma discussão sobre periodização são temas abordados pelo autor no segundo capítulo. Os autor apresenta documentos textuais, materiais, epigráficos e arqueológicos, utilizando-se de diversas abordagens: "textos filosóficos, poesias, documentos oficiais, leis." Vários documentos são traduzidos pelo autor, portanto inéditos em língua portuguesa.Os documentos aparecem no texto divididos em temáticas: memória, práticas, sentimentos, reflexões, expressões, poderes, espaços e experimentos. É importante destacar que as divisões temáticas utilizadas pelo autor são originais fugindo a forma tradicional de apresentação usadas na maioria dos livros didáticos, paradidáticos e coleção de documentos existentes no mercado.
Os documentos são comentados pelo autor que elucida uma série de relações desconhecidas pelo leitor, facilitando assim o entendimento do texto, que sem as explicações do autor, ficaria prejudicado. Além dos comentários Pedro Paulo Abreu Funari preocupa-se em indicar atividades para o trabalho com os documentos, dividindo as tarefas em atividades encaminhadas e propostas.
• Professora do Departamento de História - Universidade Estadual de Londrina -
LondrinalPR.
CAlNELLI, M.R. Funari,P.P.A. Antiguidade clássica
Nas atividades propostas o autor sugere de maneira exaustiva que o leitor