antigona
Curso de Direiro- 2º semestre
Disciplina: Filosofia Jurídica
Aluna: Aliny Gomes Barra
Diálogo de Críton
Brasília - DF
2015
Aliny Gomes Barra
Diálogo de Críton
O trabalho apresenta a identificação e o comentário do processo maiêutico no Diálogo de Críton e Sócrates nos dias anteriores a sua morte, ainda na prisão.
Brasília- DF 2015
O processo maiêutico era sempre utilizado por Sócrates. Consistia em um método de fazer a pessoa pensar segundo a razão, porque se eles anseiam por descobrir a verdade é porque a tem em si, fazendo com que eles mesmos a gerassem. Identifica-se esse método no diálogo entre Sócrates e Críton na prisão, quando seu amigo tentou convencê-lo a fugir, e ele o refutou fazendo perguntas:
" [...] Como, portanto, faremos o tal exame o mais acuradamente possível? Será, retomando, em primeiro lugar aquela razão que alegas a propósito das opiniões? [...] ".
A partir destas duas perguntas de Sócrates que começa o método maiêutico, no qual ao decorrer do diálogo, ele através de várias outras perguntas, mostra para Críton o seu ponto de vista, fazendo também com que ele descubra em si o que seria justo ou injusto segundo os princípios morais de ambos. Ficando mais claro neste próximo trecho, no qual ele pede para Críton refletir:
" [...] Portanto, reflete: não acha aceitado dizer que nem a todas as opiniões dos homens que se deve acatamento, mas a umas sim e outras não? E não às de todos, mas às de uns sim e às de outros não? Que dizer? Não é com razão que se diz isso? [...] ".
Depois de fazer as perguntas, Socrátes desenvolveu a sua idéia, que era de que ele não tentaria fugir da prisão, pois ele não iria mudar sua forma de pensar para se favorecer no momento, isso seria injusto e ele defendia sempre a justiça. Seria injusto, já que ele poderia ter optado por sair da cidade antes de ser preso, mas não, ali ele sempre ficou e ainda teve filhos, concordando