antigona
Centro de Educação a Distância
Praticas do Letramento
Profa. Ma. Gilse T. LazzariPerosa
Jaqueline Queiros - RA: 3367578191
Maria Divina – RA: 3343561202
Maria Angêla – RA: 3344553149
Leiliane Moreira - RA: 3300493895
Brasília, 16 de junho de 2013
Introdução
Para tratarmos da escola, como espaço de leitura, há a necessidade de se fazer uma inserção na história de cada um de nós. Desde que nascemos, diferentes situações nós colocam em contato com as palavras. Elas são ensinadas gradativamente para que possamos nomear reconhecer, dar sentido ao mundo onde vivemos e que temos necessidades de aprender e desvendar. Processo de escolarização básica analisam suas práticas de leitura e escrita, percebem as experiências de letramento vivenciadas na instituição escolar e avaliam seus possíveis impactos no dia a dia.
Etapa 1
Passo 1
Fui alfabetizada na primeira série. Para mim, foi uma experiência muito boa, no qual estava realizando um sonho dos meus “pais”, no qual não deixaria de ser meu também. Fui alfabetizada aos 6 anos, juntamente com minha turma na época. Com uma professora muito esforçada, no qual não desistiu de nenhum da turma, pois alguns precisavam de reforço escolar. Agradeço a ela todos os dias, pois foi ali que tive um “empurrãozinho” a minha vida profissional.
Passo 2
Estar alfabetizado é ter a compreensão do sistema escrito no uso das práticas sociais, culturais, de leitura, oralidade e escrita. O processo de ensino aprendizagem da língua visa o desenvolvimento da competência discursiva, busca ampliar a capacidade de produzir e interpretar textos orais e escritos, para que o educando esteja habilitado na resolução de problemas do cotidiano, participação no mundo letrado, contribuindo para o exercício da cidadania. Entendemos que através do trabalho com a língua escrita na escola e vinculado a suas funções comunicativas e sociais, a competência