Antigona
UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
DISCIPLINA DE ANATOMIA DA CABEÇA E DO PESCOÇO
Monitora: Michele Amaral
Turma 2º período 2011.1
V. Nervo Trigêmeo
Grande nervo sensitivo cutâneo da face, nervo sensitivo das membranas mucosas e estruturas internas da cabeça, nervo motor dos músculos da mastigação.
Núcleos:
o Pontino (ou sensitivo principal) o Trato espinal trigeminal o Mesencefálico o Motor
▪ Apresenta duas raízes:
Origem aparente- face ântero-lateral da ponte
Sensitiva - inerva a dura-máter, pele da face e parte do crânio, mucosas ocular e nasal, mucosa bucal e lingual (situada na frente do V lingual), sistema dental e parte anterior da orelha externa e da membrana do tímpano.
Motora - músculos temporal, pterigóideos, masseter, milo-hiódeo, ventre anterior do digástrico, tensor do tímpano e levantador do palato.
1. Gânglio trigeminal ( gânglio semilunar, gânglio de Gasser)
o Está em uma bolsa de dura-máter que ocupa a impressão trigeminal (fosseta trigeminal,cavo de Meckel), próximo ao ápice da porção petrosa do osso temporal. Situa-se lateralmente a porção posterior do seio cavernoso e a artéria carótida interna no forame lácero
Três grandes divisões:
V1 Nervo oftálmico sensitivos
V2 Nervo maxilar
V3 Nervo mandibular misto
OBS: Quatro pequenos gânglios estão associados com estes nervos – gânglio ciliar com o oftálmico; pterigopalatino com o maxilar; ótico e submandibular com o mandibular.
Caminho da dor: gânglio de Gasser tronco encefálico núcleo do trato espinotalâmico lemnisco trigeminal núcleo ventral póstero medial do tálamo Área somestésica do giro pós-central 3,1,2 de