Antigo Regime
A burguesia era a classe que mais se sentia prejudicada e afetada pelo absolutismo e pelo mercantilismo, pois achavam que a intervenção dos reis na economia e na política atrasava o desenvolvimento de uma nação, portanto, estes queriam maior liberdade e autonomia.
O absolutismo contestado: o caso inglês
Dinastia Stuart: foi uma família que ocupou o trono da Inglaterra e confrontou com o Parlamento, desrespeitando as leis e regras impostas, queriam fazer valer suas declarações publicas e não aceitavam nenhuma outra autoridade além da sua. Queriam governar, portanto, com absolutismo.
Eles também queriam estabelecer uma religião, ora o anglicanismo, ora o catolicismo. Caso o povo não seguisse esta imposta, seriam perseguidos e punidos.
O Stuart são caracterizados por não ter uma relação boa com o povo e com o Parlamento, em criar guerras e estabelecer regras.
Carlos I (dinastia Stuart), ele foi obrigado a assinar um documento, chamada a Petição de Direitos, que o proibia de criar leis e impostos, decretar prisões arbitrárias sem a aprovação do Parlamento. Mas ele continuou a desrespeitar as leis.
Depois, ele mandou prender líderes do Parlamento (é uma instituição muito importante na vida política de uma nação)- principalmente da Câmara dos Comuns, e assim começou uma guerra civil (guerra entre povo de uma mesma nação) na Inglaterra.
PARLAMENTO X DINASTIA STUART (CARLOS I)
Oliver Cromwell X Carlos I
A dinastia Stuart (Carlos I), foi derrotada pelo Parlamento(Oliver Cromwell) e Carlos I foi submetido a um julgamento e condenado por uma corte instalada pelos vencedores. Logo