Antigo Regime
Nome:Lorrane Portella
Gabriella Aragão
Sarah Victória
Analéxia Machado
Lays Camila
CARACTERÍSTICAS DO ANTIGO
REGIME:
O Antigo Regime, em língua francesa Ancien
Régime, refere-se originalmente ao sistema social e político aristocrático estabelecido na França.
Trata-se principalmente de um regime centralizado e absolutista, em que o poder era concentrado nas mãos do rei.
Também se atribui o nome Antigo Regime ao modo de viver característico das populações europeias durante os séculos XVI, XVII, e XVIII, isto é, desde as descobertas marítimas até às revoluções liberais. Coincidiu politicamente com as monarquias absolutas, economicamente com o capitalismo social e socialmente com a sociedade de ordens.
As estruturas sociais e administrativas do Antigo
Regime foram resultado de anos de “construção” estatal, atos legislativos, conflitos e guerras internas, mas, tais circunstâncias permaneceram como uma mistura confusa de privilégios locais e disparidades históricas até que, a Revolução
Francesa põe fim ao regime. Durante o Antigo
Regime a sociedade francesa encontrava-se dividida em três ordens, estamentos ou estados:
O (Primeiro Estado), representado pelo clero (bispos, abades, padres, frades e monges)
O (Segundo Estado), representado pela nobreza e a família real; e
O (Terceiro Estado), que representava a burguesia, os camponeses - ou seja, o restante da população e os trabalhadores urbanos.
CARACTERÍSTICAS DA
ECONOMIA DO ANTIGO
REGIME FORAM:
- Absolutismo: forma de governo totalmente concentrada na figura do rei. Este exercia seu poder sem utilizar os métodos democráticos, impondo sua própria vontade na elaboração e aplicação das leis. Grande parte dos recursos arrecadados com impostos era utilizado para manter os gastos e o luxo da corte.
- Mercantilismo: o estado tinha como objetivos a obtenção de metais precisos (para fabricação de moedas), manutenção da balança comercial favorável, protecionismo alfandegário, acúmulo