Resenha do Filme: Hotel Master.
Se a família tradicional era composta por uma estrutura restrita, com a figura do homem como seu provedor e se sua constituição foi relacionada ao longo da história por questões religiosas, laços sanguíneos e propriedade privada, esses traços se alteraram de forma significativa com o surgimento da família contemporânea, que se deu no contexto de uma construção histórica.
Com o filme percebemos o alargamento da estrutura familiar, ao passo que são apresentadas famílias compostas de várias formas, como o exemplo de duas mulheres que se relacionavam entre si. Esse debate de pessoas do mesmo sexo que constituem uma família se faz cada vez mais presente na sociedade, com a busca dos direitos desses sujeitos. Assim como a adoção, que também reflete uma mudança significativa, a família não está mais ligada prioritariamente aos laços sanguíneos, mas sim a questões acolhimento, convivência e afeto.
A cultura patriarcal, apesar de ainda se fazer presente nas esferas sociais, também foi alterada, com a figura da mulher como chefe de família, a estrutura familiar no que diz respeito ao convívio, a presença do pai, da mãe e dos filhos num mesmo ambiente também é pautada no filme. Muitas das pessoas entrevistadas moravam sozinhas, o que reflete a característica individualizante da sociedade contemporânea, no entanto apesar disso elas não perdem sua referência de família, tão pouco sua memória e seu reconhecimento de pertencimento.
Em suma, a obra traz reflexões importantes a cerca da família e seus significados, expondo suas mudanças, levantando esse debate de forma bastante singular, mostrando o interior das famílias em