relatorio ondas estacionarias
Relatório Final
21/12/2013
Engenharia de Produção Civil
Alunas:
Professor: Lenina Alejandra Valenzuela Acuña
Turma: Quarta 08:50 – 10:30
CEFET-MG – Campus II
Departamento de Física e Matemática
Av. Amazonas, 7675 – Nova Gameleira – Belo Horizonte – MG – Brasil
Telefone: +55 (31) 3319-6726
Procedimento:
Preparamos o sistema indicado abaixo, utilizando um vibrador conectado a um gerador de áudio que produz oscilações cujas frequências e amplitudes podem ser controladas. Junto ao vibrador prendemos um diapasão, para transmitir as vibrações a uma corda fina que foi esticada e teve sua extremidade livre passando por uma roldana e presa a um peso inicial de 110g. E com o comprimento do fio igual a 1m.
Ligamos o gerador de áudio, aumentamos sua amplitude e fomos alterando o valor da frequência devagar até percebermos padrões na corda. A cada onda estacionária obtida anotamos a respectiva frequência.
É importante destacar as seguintes características esperadas para o experimento:
A freqüência do 2°harmônico deve ser o dobro da freqüência do 1°harmônico (harmônico fundamental); A freqüência do 3°harmônico deve ser o triplo da freqüência do 1° harmônico (harmônico fundamental) e assim sucessivamente.
O comprimento de onda do 2° harmônico deve ser metade do comprimento de onda do 1° harmônico (harmônico fundamental); O comprimento de onda do 3° harmônico deve ser a terceira parte do comprimento de onda do 1° harmônico (harmônico fundamental), e assim sucessivamente.
Após conseguirmos a frequência do quinto harmônico paramos o procedimento e alteramos o peso da extremidade da corda por um com duas vezes mais massa (220g) de modo a aumentar a tensão na corda. Repetimos o procedimento e anotamos as novas frequências obtidas.
Para a comparação do resultado encontrado foi pesado um pedaço da corda, com 5m de comprimento. O valor encontrado para o peso de 5m de fio foi de