Anticoncepicionais ...
Anticoncepcionais Orais e Injetáveis
Introdução.
Este trabalho tem como objetivo abordar os tipos de métodos contraceptivos, modo de utilização, mecanismos de ação, as vantagens e desvantagens e a eficácia dos mesmos. A escolha de um método contraceptivo eficaz e de confiança deve ser feita de acordo com as necessidades de um casal, que podem variar ao longo da vida, é necessário a orientação de um profissional, resguardando riscos de gravidezes indesejadas e doenças sexualmente transmissíveis, sendo cada caso, um caso singular.
Os anticoncepcionais hormonais são esteroides utilizados isoladamente ou em associação com progesterona com a finalidade básica de impedir a concepção.
A anticoncepção hormonal é um dos métodos mais empregados em todo o mundo desde 1960, tendo sofrido uma extraordinária evolução em termos de quantidade e qualidade dos hormônios utilizados. São classificados de acordo com a via de utilização em: oral, injetável, subcutâneo e vaginal.
ANTICONCEPCIONAIS ORAIS HORMONAIS COMBINADOS (AOCS)
Tipos e Composição
Os AOCs contêm estrógeno e progesterona, em diferentes doses e esquemas posológicos:
Monofásicas - são as mais comuns, apresentam 21 comprimidos, todos com a mesma composição e dose.
Bifásicas - contém dois tipos de comprimidos ativos, de diferentes cores, com os mesmos hormônios, em proporções diferentes. São 22 comprimidos que devem ser tomados na ordem indicada na embalagem.
Trifásicas - contém os mesmos hormônios, mas em três doses diferentes. Devem ser tomados na ordem indicada na embalagem.
Monofásicas contínuas - são mais recentes, apresentam 28 comprimidos com a mesma composição e dose.
Mecanismo de ação
Os anticoncepcionais hormonais orais exercem seu efeito principalmente pela inibição das gonadotrofinas hipofisárias, impedindo