anticoncepicionais
- Monofásicas: são as mais comuns, encontradas em embalagens de 21 comprimidos, embora haja algumas com 22 ou 24 pílulas. Todos os comprimidos ativos têm a mesma composição e dose. Para algumas marcas, as embalagens contêm, além das pílulas ativas, seis ou sete de placebo para completar 28 comprimidos.
- Bifásicas: contêm dois tipos de comprimidos ativos, de diferentes cores, com os mesmos hormônios em proporções diferentes. Devem ser tomados na ordem indicada na embalagem.
- Trifásicas: parecida com as bifásicas, nesta, são três tipos de comprimidos ativos, também de diferentes cores, com os mesmos hormônios em proporções diferentes. Devem ser tomados na ordem indicada na embalagem.
Fonte: http://www.jornalocomercio.com.br
TABELINHA
É uma tabela do ciclo hormonal e fértil da mulher, detectando assim, os dias em que pode ter relações sexuais com menor risco de gravidez.
Todo mês, deve-se marcar em um calendário a data de início da menstruação. Isto deve ser feito por no mínimo seis meses, para que se tenha uma informação correta sobre o ciclo hormonal. O número de dias entre as menstruações dividido por dois indica o meio do ciclo. Nos três dias antes e depois do meio (incluindo o dia de referência), não se deve ter relações sexuais, ou utilizar camisinha.
PÍLULA DO DIA SEGUINTE - é utilizada em casos de estupro e na falha de outro método contraceptivo, a carga hormonal corresponde a praticamente metade de uma cartela de pílulas anticoncepcionais, sendo ingerida em dose única ou dupla.
Minipílula
A minipílula apenas contém progesterona sintética e é geralmente tomada por mulheres que fumam e/ou têm mais de 35 anos e que não podem tomar a pílula combinada por causa do estrogénio. A minipílula tem um risco menor de efeitos secundários e deve ser tomada durante os 28 dias do ciclo sem pausas. A minipílula mais popular é a Cerazette.
A minipílula é um tipo de