HTTP Hyper TExt Transder Protocol

783 palavras 4 páginas
HTTP — HyperText Transfer Protocol
Protocolo de transferência utilizado em toda a World Wide Web e o HTTP (HyperText Transfer
Protocol). Ele especifica as mensagens que os clientes podem enviar aos servidores e que respostas eles receberão. Cada interação consiste em uma solicitação ASCII, seguida por uma resposta RFC 822 semelhante ao MIME. Todos os clientes e todos os servidores devem obedecer a esse protocolo e Ele e definido na RFC 2616.

Conexões.

O modo habitual de um navegador entrar em contato com um servidor é estabelecer uma conexão TCP para a porta 80 da maquina servidora, embora esse procedimento não seja exigido formalmente. A vantagem de se usar o TCP e que nem os navegadores nem os servidores têm de se preocupar com mensagens perdidas, mensagens duplicadas, mensagem longas ou confirmações. Todos esses assuntos são tratados pela implementação do TCP.

Métodos.
Embora o HTTP tenha sido projetado para utilização na Web, ele foi criado de modo mais geral que o necessário, visando as futuras aplicações orientadas a objetos. Por essa razão, são aceitas operações chamadas métodos, diferente da simples solicitação de uma pagina da Web. Essa generalidade permitiu que o SOAP viesse a existir. Cada solicitação consiste em uma ou mais linhas de texto ASCII, sendo a primeira palavra da primeira linha o nome do método solicitado.

Exemplos de métodos:

GET
Solicita a representação de um determinado recurso. É definido como um método seguro e não deve ser usado para disparar uma ação (remover um usuário, por exemplo).
POST
As informações enviadas no corpo (body) da requisição são utilizadas para criar um novo recurso. Também é responsável por fazer processamentos que não são diretamente relacionados a um recurso.
DELETE
Remove um recurso. Deve retornar o status 204 caso não exista nenhum recurso para a URI especificada.
PUT
Atualiza um recurso na URI especificada. Caso o recurso não exista, ele pode criar um. A principal diferença entre

Relacionados