Antibiotico
Tais fármacos são sintetizados por alguns microrganismos para se defender de outros, sendo caracteristicamente muito tóxicos para a célula bacteriana e em geral, pouco tóxica para o homem.
Os antibióticos constituem-se na classe mais receitada de fármacos, visando não só ao combate como também à profilaxia de infecções. O uso generalizado, abusivo e, irracional dos antimicrobianos, além de representar grave risco aos indivíduos, vem contribuindo para o aparecimento de cepas resistentes e multirresistentes, que podem adquirir fatores de resistência através dos mecanismos de mutação, transferências genéticas e mecanismos bioquímicos da resistência. ((ELIZABETH e MARIA AMÉLIA, 2004)
Assim tendo o intuído da conscientização do uso racional de antibióticos que podem minimizar o problema da resistência microbiana.
2. Desenvolvimento
3.1 Principal fonte:
A principal fonte de antibióticos são bactérias da ordem Actinomícetales; os fungos, especialmente os imperfeitos, e as bactérias da ordem Eubacteriales também constituem fontes importantes. Afora os microorganismos, dos quais