Percepções de funcionários de uma empresa de transporte urbano sobre qualidade de vida no trabalho
URBANO SOBRE QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
Caroline Bolzan Rosalino
Universidade Luterana do Brasil-ULBRA Santa Maria, Brasil
Marucia Patta Bardagi
Universidade Luterana do Brasil-ULBRA Santa Maria, Brasil
Resumo
Esta pesquisa analisou as percepções dos funcionários de uma empresa de transporte urbano de Santa Maria sobre Qualidade de Vida no Trabalho. Foi feita uma entrevista semiestruturada aplicada a 11 colaboradores de diferentes áreas de atuação, homens e mulheres entre 21 e 53 anos, submetida à análise de conteúdo. O nível de qualidade de vida no trabalho foi bastante satisfatório, porém há pouca participação dos funcionários nas atividades oferecidas, e a percepção sobre QVT é prioritariamente associada à atividade de ginástica laboral e ao equilíbrio entre trabalho e vida pessoal. Estes resultados indicam a necessidade de maior informação interna aos colaboradores quanto aos programas de QVT e de maior conhecimento da empresa sobre as percepções e necessidades dos funcionários.
Palavras-chave: qualidade de vida no trabalho; satisfação no trabalho; pesquisa qualitativa.
Introdução
Inicialmente neste artigo são abordados alguns conceitos fundamentais, pertinentes à elaboração de questionamentos e entendimento conceitual sobre trabalho e qualidade de vida no ambiente de trabalho. Salienta-se que o centro dessa abordagem é o homem, peça fundamental para o desempenho dessa engrenagem, a qual se denomina QVT. Fernandes
(1996), nessa perspectiva, explica que as pessoas que executam determinadas funções sabem quais são as necessidades particulares ou coletivas para desenvolverem um trabalho melhor, e elevarem a qualidade de vida dentro da organização, o que sem dúvidas, refletir-se-á em suas próprias vidas pessoais. O autor afirma:
Barbarói. Santa Cruz do Sul, n. 29, jul./dez. 2008.
121
(...) as pessoas que executam determinadas funções teoricamente, sabem o que fazem, sendo