Antes de partir
Curso de Psicologia
Tópicos avançados em Psicologia da saúde I
Analise critica do filme: “Antes de Partir”
O filme Antes de Partir retrata a vida de dois homens que se encontram em um quarto de hospital, ambos com uma doença grave. Os dois passam um bom tempo juntos, o que os aproxima ainda mais tornando-os amigos. Alem do tempo e da condição que ambos se encontram, os arrependimentos e frustrações também os aproximam. Esta amizade, não pode ser resumida apenas por queixas mas sim em cumplicidade e motivação para fazer coisas que em uma vida inteira não se encontrou tempo para fazer.
Não apenas similaridades, mas diferenças de histórias de vida, deixam este filme ainda mais envolvente. Relata a história de Edward Cole um senhor milionário, gestor de hospitais e aparentemente arrogante, em contraste, com a história de Carter Chambers, um mecânico que a muitos anos atrás foi obrigado a largar os estudos para sustentar a família.
O antagonismo da historia de vida entre os dois, não foi suficiente para mudar o desfecho de suas vidas. Não obstante das mesmas frustrações e queixas que a maioria das pessoas tem em seu leito de morte, de acordo com Prates que faz referencia ao livro de Brownie Ware, uma enfermeira australiana que escutou muitas pessoas internadas que sabiam que teriam ainda poucos meses de vida. O mesmo que retratou o filme, o livro descreve que a maioria das pessoas nesta situação tem uma profunda angustia por não terem feito o que realmente tinham o desejo, mas se submetiam as pressões da sociedade e dos familiares. Outro fardo que mostra no filme é o remorso de ter desperdiçado tanto tempo ao trabalho, lutando por bens materiais que ao fim de suas vidas percebem que tudo era apenas