Anteprojeto Vanda
A pesquisa proposta é o estudo seja realizado no Arquivo da Câmara Municipal de Niterói - Historiador Divaldo Aguiar Lopes – O Arquivo abriga em seu acervo, documentos do período imperial, mapas, projetos, livros (contendo em sua biblioteca um livro de 1819), livros de atas, quadros com pinturas a óleo, fitas cassetes, fitas em VHS e dossiês dos funcionários da Câmara. O arquivo contém cerca de 5.000 metros lineares de documentos e também aproximadamente 11.500 folhas de documentos do século XIX. Detém, um acervo de Livros de Atas de 1947-1959 da Assembleia do Rio de Janeiro no período em que Niterói era a Capital do Estado do Rio de Janeiro (1903-1975), segundo relato do responsável, não se sabe onde estaria o restante dos livros Atas.
O objetivo deste anteprojeto é examinar o estado de conservação e preservação dos Livros de Atas, onde foi registrada toda história da evolução da cidade de Niterói, no período de 1819 e 1990. Enfim, o que se quer saber é como estão sendo conservados e preservados tais documentos de suma importância para história política da Cidade de Niterói?
O interesse pelo tema justifica-se pela necessidade da instituição pública ter uma política de conservação, preservação e restauro dos documentos, que garanta a integridade do patrimônio cultural que está sob a sua guarda. Tendo em vista que o objetivo principal das instituições de arquivos é a disseminar informação, atender e orientar seus usuários mas, para que isso ocorra é necessário que haja uma preocupação em manter esse acervo em condições favoráveis à pesquisa.
2 JUSTIFICATIVA
Segundo Schellenberg (2006), o arquivista da atualidade deve levar em consideração dois fatores que afetam a preservação do material sob sua custódia, fatores esses apontados pela Repartição de Normas Técnicas (Bureau of Standards) como agentes “externo e internos” de deterioração. Os agentes externos decorrem das