Pesquisa II
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
DISCIPLINA: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL II
PROFA.: LARA ABREU CRUZ
ANTEPROJETO DE PESQUISA
PESSOAS COM TRANSTORNOS MENTAIS E O SEU ATENDIMENTO NO CAPS DO JARDIMM AMÉRICA
VALMICHELE PRACIANO REBOUÇAS
FORTALEZA - CE, MARÇO, 2015.
PERGUNTA DE PARTIDA
Como o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Jardim América trabalha no atendimento as pessoas com transtornos mentais?
OBJETIVOS
GERAL
Analisar o trabalho realizado no Centro de Atenção psicossocial (CAPS) do Jardim América para o atendimento as pessoas com transtornos mentais.
ESPECÍFICOS
- Constatar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com transtornos mentais no atendimento do CAPS do Jardim América.
- Verificar a atuação dos profissionais de uma equipe interdisciplinar no atendimento e tratamento dos pacientes.
- Comprovar se a Lei nº 10.216 de 2001, que assegura o acesso ao melhor tratamento do sistema de saúde está sendo devidamente cumprida.
JUSTIFICATIVA
Quando o assunto é loucura, muitos encaram o tema com preconceito e imediatamente afirmam não ter nenhum tipo de aproximação, mas não é preciso encarar o assunto ao “pé da letra” para encontrar alguma proximidade, afinal quem nunca disse ou ouviu de alguém “você está louco”, ou nunca ouviu falar nos provérbios populares “Cada louco com sua mania” ou “De médico, poeta e louco, todo mundo tem um pouco”. Claro que são ideias criadas pelo senso comum e que em nenhum momento conseguem alcançar toda a abrangência e profundidade do assunto, mas ao menos se pode considerar a possibilidade de torna a temática, que muitas vezes sofre discriminação, mais comum no nosso dia a dia. E por que não, de certa forma nos tornar mais próximos desse tema e distanciar das rejeições e prejulgamentos.
Contudo minha aproximação real com o tema loucura ocorreu somente na vida acadêmica, a partir do 2° semestre, quando cursei a disciplina de psicologia, nesse período tive a oportunidade de fazer a leitura do livro