Antena Parabolica
Uma antena parabólica é uma antena refletora utilizada para a recepção de sinais de rádio e televisão
. Ela reflete o sinal vindo do espaço, que vem em todas as direções, para o centro da antena, onde está o captador (chamado LNB), e assim concentrando este sinal fraco num único ponto, para que se obtenha uma recepção aceitável. É necessário utilizar um circuito elétrico
, que codifique esses sinais, e que controle as faixas de freqüências que vão ser utilizadas: para isto que serve o aparelho receptor de sinais.
Mas, de qualquer forma, esse sinal pode vir de qualquer lugar... e não precisa necessariamente ser transmitido por um satélite ou por outra antena parabólica... ainda... o receptor não codifica nada... ele faz típicamente o contrário, ou seja, ele decodifica.
A antena parabólica é assim chamada por seu formato que é parabólico em sua curvatura... esse formato permite que ondas que venham de longa distância e portanto estejam praticamente em paralelo umas às outras, ao se refletirem na parábola metálica, grande parte delas vão se direcionar para o início do raio da parábola, onde coloca-se uma pequena antena (na verdade, normalmente nesse ponto encontra-se um tubo que, mecanicamente sintoniza determinada frequência e dentro do tubo está a antena) que vai receber esses sinais.
Um circuito próximo da antena, amplifica e converte esse sinal para uma frequência mais baixa, pois por tratar-se de frequência elevada, levar esse sinal por cabo acarretaria em perdas.
Esse sinal, agora mais dócil, é então decodificado e utilizado.
Em geral esse tipo de antena tem na outra ponta, transmitindo o sinal, uma outra antena com características semelhantes.
Com pregos, barbante e um lápis, você consegue desenhar circunferência, elipse e também uma parábola. Parábola é o lugar geométrico tal que distam igualmente de uma reta fixa d, chamada diretriz, e de um ponto fixo F, não pertencente à diretriz, chamado foco.
Imagine uma reta d, um