A antena parabólica
É uma antena refletora utilizada para a recepção de sinais de rádio e televisão. A forma geométrica da antena é um paraboloide de revolução, de forma que feixes paralelos de radiação eletromagnética se concentrem em seu foco.
De que forma ela funciona?
Ela reflete o sinal vindo do espaço, que vem em todas as direções, para o centro da antena, onde está o captador (chamado LNB), e assim concentrando este sinal fraco num único ponto, para que se obtenha uma recepção aceitável. É necessário utilizar um circuito elétrico, que codifique esses sinais, e que controle as faixas de frequências que serão utilizadas: para isto que serve o aparelho receptor de sinais (chamado também de decodificador de TV). Esses sinais são transmitidos por satélites que operam para esse tipo de antena.
Onde elas são utilizadas?
As antenas parabólicas são utilizadas de forma muito comum no litoral e também no interior do Brasil, já que a qualidade dos canais recebidos via satélite é mais aceitável do que a recebida na TV Comum, e o número de canais recebidos através do satélite é consideravelmente maior (podendo chegar a centenas de canais). Em grande maioria das vezes o sinal é recebido de forma gratuita, para recebê-lo basta adquirir um kit com Antena parabólica, Decodificador (digital ou analógico) e cabos coaxiais.
Vantagens do uso de uma parabólica
*Simples instalação
*Preço da assinatura mensal é praticamente o mesmo da compra de uma antena parabólica simples, impossibilitando a grande maioria das famílias de possuírem TV digital via satélite.
* Além de um sinal com menos fantasmas (já que não existe nenhuma grande barreira entre o satélite e a antena), não existe cobrança de mensalidade, diferentemente das TVs digitais via satélite.
* Outra vantagem é que além dos canais abertos, é possível assistir outros canais:
TV Esporte Interativo, TV Camara, TV Senado, TV Cultura, TV Seculo 21, TV Aparecida, TV Brasil, TV Escola, Polishop TV, Rede