Antenas parabólicas
PORTAL BANDA KU - BRASIL E AMÉRICA DO SUL
[pic]
[pic]Terça-Feira, 17 de Agosto de 2010
Para se construir uma antena parabólica ou uma antena de moldagem esférica é necessário que alguns conceitos geométricos sejam recordados. É o que buscaremos fazer agora.
1.PARABÓLICA, PARABOLÓIDE, ESFÉRICA, ESFERÓIDE, SIMÉTRICA, ASSIMÉTRICA
Muitos têm sido os técnicos instaladores de antenas, os robistas, os interessados em TV satélite FTA, que navegam em meio a uma série de dúvidas com respeito às antenas mais comumente conhecidas para recepção de TV satélite e genericamente chamadas de parabólicas.
Diante de muitas dúvidas suscitadas nos meios robistas, sobretudo da parte daqueles que iniciam a sua exploração sobre a recepção de sinais de TV Satélite, este sítio de Internet, dentro de sua linha de promover a disponibilização de material educativo, decidiu por elaborar este artigo técnico, objetivando clarear alumas eventuais dúvidas que ainda pairam no meio daqueles que fazem parte de grupos de discussão.
Nós não vamos enfocar a transmissão e recepção profissionais, mas tão somente a recepção doméstica e, desta forma, a linguagem utilizada será sempre aquela que possa ser entendida nessa aplicação e com as características técnicas que essa aplicação possa exigir. Além disso, a despeito de este sítio ser voltado para banda ku, vamos centrar nosso material, com seus exemplos, nas antenas maiores, destinadas à banda C.
Uma antena é dita parabólica por ter a sua forma construtiva derivada de um parabolóide de revolução gerado a partir de uma curva que foi traçada por uma função parabólica. Sua caraterística é que possui um único ponto para onde convergem os sinais refletidos pela sua superfície e só aproveita eficientemente os sinais cuja frente de onda a atinge paralelamente ao seu eixo..
Uma antena é dita esférica por ter a sua forma construtiva derivada de um esferóide de revolução gerado a partir de uma