Antecedentes da revolução mineira
Durante o século XVIII aristocracia brasileira queria garantir seus privilégios e também queria deixar de ser dependente de Portugal, influenciados por pensamentos iluministas e pela independência dos Estados Unidos enlaçado com a insatisfação dos altos impostos, controle das atividades pelos portugueses, intensa fiscalização da atividade mineradora pela metrópole (Portugal) para evitar o contrabando, por fim dívida da elite mineira com a coroa portuguesa, concretizaria uma consciência de libertação na antiga Vila Rica.
A ideia do grupo era conquistar a liberdade definitiva e implantar o sistema de governo republicano em nosso país. Sobre a questão da escravidão, o grupo não possuía uma posição definida. Estes inconfidentes chegaram a definir até mesmo uma nova bandeira para o Brasil. Ela seria composta por um triangulo vermelho num fundo branco, com a inscrição em latim: Libertas Quae Sera Tamen (Liberdade ainda que Tardia).
Embora fracassada, podemos considerar a Inconfidência Mineira como um exemplo valoroso da luta dos brasileiros pela independência, pela liberdade e contra um governo que tratava sua colônia com violência, autoritarismo, ganância e falta de respeito.
2. Estabeleça uma relação entre a Inconfidencia Mineira e a Conjuração Baiana, destacando a origem dos movimentos o os seus objetivos.
As Inconfidências Mineira e Baiana foram um dos mais importantes movimentos sociais da História do Brasil. Significou a luta do povo brasileiro pela liberdade, contra a opressão do governo português no período colonial.
No final do século XVIII, o Brasil ainda era colônia de Portugal e sofria com os abusos políticos e com a cobrança de altas taxas e impostos. Além disso, a metrópole havia decretado uma série de leis que prejudicavam o desenvolvimento industrial e comercial do Brasil. No ano de 1785,