Ante projeto jardim parte 1
Para o desenvolvimento deste projeto, será tomado como importante referência os trabalhos do paisagista Roberto Burle Marx, ao suscitar uma nova visão da paisagem, por intermédio principalmente da valorização das qualidades intrínsecas das espécies vegetais e da articulação coerente com a arquitetura.
A proposta paisagística adotada é a criação de um jardim moderno, onde será inserido uma imensa área verde intermediada pelas estruturas de concreto, em que há a predominância de linhas retas, associadas a segmentos de círculos e à utilização diversificada de canteiros com grama, cascalho e seixo rolado, proporcionando um tratamento heterogêneo nas texturas e cores do jardim.
Serão utilizados predominantemente plantas do tipo tropical, principalmente as exuberantes palmeiras. Para a escolha das espécies serão selecionadas aquelas típicas da nossa região, cuja manutenção seja feita da forma mais simples possível: por aguação direta nas áreas internas, e na externa, com o reaproveitamento total da água tratada proveniente da estação de tratamento de esgoto por meio de bombeamento de recalque e pelo processo de aspersão pressurizada.
Por fim, nosso propósito é que os jardins do Centro Administrativo, sejam vistos como o prolongamento da arquitetura, proporcionando ambientes agradáveis dotados de significado e identidade, na medida que disputam nos usuários a presença da natureza em meio às atividades do cotidiano.
ESCOLHA DAS ESPÉCIES VEGETAIS:
1- ESPÉCIES DE GRANDE PORTE: São aquelas cuja altura na fase adulta ultrapassa 08 metros de altura e o raio de copa é superior a 05 metros. Estas espécies não são apropriadas para plantio em calçadas. Deverão ser utilizadas prioritariamente em praças, parques e quintais grandes. Exemplos:
| | |Altura Máxima | |
|Nome Popular |Nome Científico