ansoff
Etapa 01
Paralelo entre o filme Tempos Moderno e a Moderna Gestão de Pessoas
Etapa 02
Relatório do histórico da empresa
Etapa 03 e 04
Mantendo pessoas
Conclusão
Bibliografia
Etapa 1
Paralelo entre filme Tempos Moderno e Moderna Gestão de Pessoas
Na época em que o filme se passa, podemos observar que como consequência da grande depressão econômica do ano de 1929, foicaracterizado por uma grande demanda de oferta maior que a demanda do produto. E isso gerou consequências no processo produtivo das indústrias por conta do aumento da produtividade na linha de produção nos Estados Unidos. E a diminuição das importações pela Europa.
E isto nos convida a diversas reflexões, principalmente sobre algumas sensações. O sentido da vida se torna indefinido e não sabemos como enfrentar esses obstáculos. Pois nesta época do filme várias empresas tiveram falência e o desemprego atingiu quase 30% dos trabalhadores.
Colocou- se em prática rigorosamente os princípios de Taylor com as linhas de montagem dinâmica do Ford, obcecado pela produção, estudo de tempos e movimento, e padronização de trabalho na administração ou gestão de pessoas, trazendo como consequência uma sobre produção ou grande produção em massa de tal magnitude que ocasionou uma grande recessão inimaginável sem fronteiras.
Atualmente não existe muita mudança em relação a produzir o máximo que puder sem ter tempo para refletir se aquela forma é a correta, porém a função do RH agora é trazer o trabalhador cada vez mais para o lado da empresa, transformando-lhes em “colaboradores” ao invés de simples funcionários.
Carlitos (Charles Chaplin), protagonista do filme, demonstra o trabalho na indústria naquela época
Depois ele é despedido e em seguida internado em um hospital, porém quando sai de lá o que encontra é o desemprego, a fome e a miséria.
Como podemos observar naquele tempo o funcionário não era valorizada, a empresa não se importavam com o bem estar de seus