Ansiedade
A Ansiedade...
ANSIEDADE = estado afetivo em que há sentimento de insegurança. (Dicionário Aurélio)
ÂNSIA = angústia, desejo ardente. (Dicionário Aurélio)
A ansiedade é um mal que atinge o Homem desde os tempos mais antigos.
Isaías, um profeta que profetizou entre 791 a 701 a.C, dedica todo um capítulo de seu livro falando da raiz deste mal que nos traz desassossego, tormento, perturbação, cansaço, insônia, males na mente, no estômago e no coração.
“A função da ansiedade é procurar o perigo, detectar o que pode dar errado. Ela vigia sua vida sem parar, até durante o sono, em sonhos e em pesadelos. Passa em revista todos os aspectos da vida até encontrar um perigo. E quando o encontra, ataca.”
Como a depressão e a raiva, a ansiedade produz uma sensação desagradável chamada disforia. Essas três emoções, muito comuns, quando fora de controle são a causa da maioria das doenças mentais. Quando a ansiedade é aguda e debilitante, ela pode ser sinal de pânico, obsessão ou fobia. Esses distúrbios exigem um tratamento mais profundo, fora do alcance de um artigo ou de um livro ou, sequer, do autotratamento. Felizmente, para a maioria das pessoas, a quota diária de ansiedade é mais modesta. É um grau controlável. Os psicólogos nunca deram muita bola para a ansiedade diária. A grande maioria dos estudos na área de emoções focaliza distúrbios mais extremos, a fim de ajudar pessoas “anormais” a levar vidas emocionalmente mais “normais”. Não há trabalhos científicos sérios para melhorar a vida emocional de pessoas relativamente saudáveis.
O NEGATIVO É MAIS LEMBRADO
A maioria das pessoas - e não apenas os neuróticos, os depressivos ou os fóbicos - tende a fazer interpretações catastróficas. Goethe* chegou a dizer que, em sua vida inteira, ele só teve uns dois dias completamente felizes. E