anotações o que é feminismo
Grécia:
A Mulher exercia trabalhos manuais assim como o dos escravos. Considerada reprodutora da raça humana tanto pela reprodução biológica, quanto pela reprodução dos bens de sobrevivência.
Já o homem exercia seu papel “fora de casa”: Artes, ciências, politica. A mulher era excluída do mundo conhecimento e pensamento. Com exceção da hetairs cortesãs, criadas para tornarem agradáveis companheiras dos homens.
O único registro histórico de um centro de formação para mulheres é da poetisa Safo, na ilha de Lesbos no ano 625 d.C.
Roma:
Na civilização romana, seu código legal legitima com a instituição jurídica do paterfamilias a quem era atribuída todo o poder sore os escravos, mulher e filhos. “os discursos com que diferentes culturas têm procurado assegurar a sujeição da mulher, revelam, ao mesmo tempo,a dimensão de sua resistência.”
Há uma clara relação de coerção e resistência, domínio e submissão. E o direito serve de instrumento de legitimação da submissão social da mulher romana.
Experiências na Gália e na Germânia, no mesmo período surpreendiam os contemporâneos romanos. Já que nessas sociedades tribais, as mulheres exerciam os mesmos papeis dos homens: faziam guerra, eram juízas, construíam casas e trabalhavam na agricultura.
Hiroqueses e Horons, na América Séc. XVI nesta sociedade de caçadores e coletores não havia uma divisão restrita entre economia doméstica e economia social. As mulheres participavam ativamente das decisões da comunidade.
Idade Média
Historicamente a participação das mulheres em cargos de trabalho masculino esta ligado ao afastamento dos homens pela guerra.
“o trabalho feminino sempre recebeu remuneração inferior do homem. Esta desvalorização, por outro lado, provocou a hostilidade dos trabalhadores homens contra o trabalho da mulher.” Pois a competição rebaixava o nível salarial.
Christine Pizan torna-se primeira poetisa da corte francesa. Considerada umas das primeiras feministas,