tipos de tintas
Nos solos existem partículas de diversos tamanhos. Para se conhecer os tamanhos se realiza uma analise granulométrica que pode ser por peneiração (limitado pelo tamanho da peneira) e de sedimentação (baseada na lei de Stokes). A partir dessa análise desenha-se a curva granulométrica para identificar se o solo contem mais partículas finas, grossas ou os dois. No entanto somente a distribuição granulométrica não é suficiente para se conhecer o comportamento do solo, por isso faz-se estudo dos limites de Atterberg, que definem o comportamento do solo na presença de água. As mudanças de estado do solo são dadas pelos limites de liquidez e plasticidade. A diferença entre esses dois indica a faixa em que o solo é plástico (Índice de plasticidade).
2) É possível falar de amolgamento de uma areia? Por quê?
Não, pois amolgamento é o processo responsável pela formação de lama nos solos argilosos.
3) Cite os principais índices utilizados no estudo da forma da curva granulométrica, indicando a sua função na caracterização dos solos.
Índice de Plasticidade (IP): Ajuda a definir a plasticidade de um solo; é a diferença entre os limites de liquidez e de plasticidade. Sendo definido pela formula IP = LL – LP e é muito útil para a classificação dos solos finos. A argila é mais compressível quanto maior for o IP.
ARGILAS:
Fracamente plásticas: 1 < IP < 7
Medianamente plásticas: 7 < IP < 15
Altamente plásticas: IP > 15 Índice de consistência (IL)
É o índice que dá a proporção de umidade natural na amostra de solo. Definido pela fórmula IL = ( LL – h ) / IP, sendo h = umidade natural da amostra.
Índice de consistência Classificação do solo:
IL < 0 Muito moles
0 < IL < 0,5 Plástica Mole
0,5 < IL < 0,75 Plástica Média
0,75 < IL < 1,0 Plástica Rija
IL > 1,0 Consistência Dura
4) O que você entende por índice de plasticidade e índice de consistência?