anotações para avaliação à distância em história da filosofia III Unisul
Renascimento e Humanismo podem ser entendidos como movimentos de transformações culturais, sociais, econômica, políticas e religiosas, de valores e de ideais, que culminaram por romper com a tradição filosófica da época medieval.
Humanismo é característica do Renascimento, e também pode ser reputado como desdobramento ou princípio básico deste movimento (renascentista).
Tais movimentos, diferentemente do que ocorria na Era Medieval, eram voltados à celebração do ser humano.
Defendiam o antropocentrismo (homem no centro do universo) científico, em detrimento do teocentrismo (Deus no centro do universo) alienatório.
A ‘celebração do ser humano’ consistia em proclamar, portanto, todos os humanos como seres ativos, capazes de dirigirem suas próprias vidas e destinos, e sendo capazes de mudar o mundo através de suas ações e de suas inteligências próprias. Assim, fizeram surgir o individualismo, em oposição àquela ideia de grupo, reinante na Idade Média.
A mentalidade erigida com a renascença e com o humanismo era preocupada com a razão e buscava nesta, a explicação para os fenômenos naturais e da forma de “ser” do homem. Rompia, como se nota, daquela tradição medieval de recorrer e buscar refúgio nos mitos e na religião.
Questão 3.
Sócrates, Platão e Aristóteles exortavam o uso da razão. O primeiro está representado no afresco, e como era comum em Atenas, está cercado de ouvintes, aos quais desafiava com suas perguntas e questionamentos sobre a vida, o ser, o mundo.
Já o segundo, Platão, via as verdades no mundo das ideias, e, Aristóteles, as via no mundo material. Ambos estão representados no centro do afresco.
Todos esses três simbolizam o pensamento da Antiguidade e, nas suas épocas, romperam com os mitos na medida em que incentivavam que ao ser humano é dado conhecer a natureza, através do próprio homem. Asseveravam que o conhecimento da natureza e de si