ANOTA ES TEXTO ISTVAN E PIMENTA
Carlos Guilherme Mota
ARTIGO: Peças de um mosaico (ou apontamentos para o estudo da emergência da identidade nacional brasileira).
Istvan Jancsó & João Paulo Pimenta.
Istvan Jancsó foi professor de história da UFBA e da USP de origem húngara. Exilado no período da ditadura também lecionou na Universidade de Nantes. A partir de 1989, coordenou o importante projeto Brasil: formação do Estado e da Nação. Participou ativamente da criação da Revista Almanack Brasiliense e do Projeto Brasiliana USP. Morreu, aos 72 anos, em 2010.
João Paulo Pimenta é Bacharel (1993), licenciado (1996), mestre (1999) e doutor (2004) em História, sendo orientado pelo professor Istvan Jancsó. Professor do Departamento de História da Universidade de São Paulo desde 2004. Professor visitante do Colegio de México (2008) e da Universitat Jaume I, Espanha (2010). Autor de artigos, capítulos e livros publicados no Brasil e no exterior, incluindo: Estado e nação no fim dos impérios ibéricos no Prata (São Paulo, Hucitec, 2002); O “nascimento político” do Brasil: origens do Estado e da nação (Rio de Janeiro, DP&A, 2003).
Por meio de duas declarações redigidas por deputados das províncias do Brasil nas Cortes Portuguesas datadas de 20 e 22 de outubro de 1822 e publicadas no periódico Correio Braziliense retira-se a seguinte conclusão sobre as noções PÁTRIA, PAÍS E NAÇÃO:
(pp. 129-131).
[A Primeira declaração foi escrita por: Antõnio Carlos Ribeiro de Andrada e Silva e José da Costa Aguiar e Andrada (representantes de São Paulo). A Segunda foi assinada por Cipriano Barata, Francisco Agostinho Gomes e José Lino Coutinho (representantes da Bahia); Antonio Manuel da Silva Bueno e Diogo Antônio Feijó (representantes de São Paulo)].
1) Pátria: Local de origem que representa (província);
2) País: Brasil;
3) Nação: entidade política maior: portuguesa.
“A análise atenta da documentação revela que a instauração do Estado brasileiro se dá