Sistema Respirat rio
Sistema Respiratório
Tipos de Respiração
EXTERNA: ventilação e troca de gases (oxigênio e gás carbônico) entre o ar e o sangue;
INTERNA: trocas de gases entre o sangue e os demais tecidos
Um adulto em repouso respira em média 15 vezes por minuto e ventila aproximadamente 6 litros de ar durante esse período. Isso equivale a mais de 8.000 litros em um período de 24 horas.
Sistema Respiratório
• Funções
- Fornece oxigênio para a circulação sanguínea e remove o gás carbônico;
- Possibilita a produção de som ou vocalização quando o ar expirado passa através das pregas vocais;
- Torna possível movimentos aéreos protetores e reflexos, como na tosse e no espirro, para manter limpa a passagem do ar.
Elementos Constituintes do Sistema Respiratório
Nariz e Seios Paranasais
O nariz é o órgão do sistema respiratório encarregado de proteger a cavidade nasal. Inclui uma porção externa que se projeta na face e uma cavidade interna para a passagem de ar.
Nariz Externo
Nariz Interno
• Estruturas e Funções da
Cavidade Nasal
- Aquece, umidifica e filtra o ar;
- Possui uma mucosa olfatória e uma respiratória (epitélio pseudo-estratificado colunar ciliado; - A cavidade nasal interfere na voz, funcionando como uma câmara de ressonância.
- Seios Paranasais: Frontal,
Etmoidais, Esfenoidal e
Maxilares
Serosa=Lisozima / Mucosa=Defensinas
Agentes antibióticos
Seios Paranasais (Ossos Pneumáticos)
Os seios paranasais podem ajudar a aquecer e umedecer o ar inspirado. Esses seios são responsáveis por um pouco de ressonância do som, porém o mais importante, eles funcionam na diminuição do peso do crânio enquanto fornecem resistência estrutural.
Faringe
A faringe é órgão de aproximadamente 13 cm de comprimento que conecta as cavidades nasal e oral com a laringe do sistema respiratório e esôfago do sistema digestório. Serve, portanto aos sistemas respiratório e digestório: - Comunica-se com a cavidade nasal através das coanas, com a cavidade da boca através do