Anos 80 e suas coisas
Principais acontecimentos
Olimpíadas de Moscou em 1980
Olimpíadas de Los Angeles em 1984
Olimpíadas de Seul em 1988
Copa do Mundo do México de 1986 - campeã: Argentina
Copa do Mundo da Espanha de 1982 - campeã: Itália
Los Angeles Lakers/Boston Celtics/Washington Bullets revelam para mundo talentos como Kareem Abdul-Jabbar, Magic Johnson, Michael Jordan, Larry Bird.
Na Fórmula 1 o Brasil vence quatro vezes o mundial, três com Nelson Piquet em 1981, 1983 e 1987 e uma com Ayrton Senna em 1988.
Hortência Marcari é eleita pela imprensa americana a "Rainha do Basquete".
Brasil derrota URSS em partida histórica de voleibol no Maracanã em 1983.
Emerson Fittipaldi vence as 500 milhas de Indianápolis em 1989. Neste mesmo ano é campeão da CART.
Olimpíadas de Moscou, 1980, o ursinho Misha
Música
Nos anos 80 o hard rock recebe novas influências, com batidas mais fortes e sons de guitarras mais pesados, o que trouxe ao público um dos gêneros musicais mais populares da década: o heavy metal, que, na sequência, também gerou inúmeras vertentes ainda mais rápidas e pesadas, como o thrash metal, speed metal e o black metal.
Alguns exemplos que se consagram na década neste gênero do rock foram as bandas Iron Maiden e Judas Priest na versão clássica do heavy metal; e os grupos Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax, no thrash metal. Conservando as raízes do hard rock, também merecem destaque os longos períodos de sucesso que tiveram as bandas Bon Jovi, Van Halen, AC/DC,Guns N' Roses, Def Leppard, Whitesnake , The Cure , e Scorpions no decorrer dos anos 80.
Outras inúmeras bandas de rock e pop surgiram nos anos 80: A-ha, U2, The Police, Duran Duran. Algumas, surgidas em meados dos anos 70, mas só se consolidaram na década de 80;
No Brasil, destacaram-se RPM, Ultraje a Rigor, Titãs, Legião Urbana, 14 bis, Barão Vermelho, Kid Abelha, Ira! entre outras.
Os anos 80 são conhecidos também como a década da música eletrônica. Nesta época, o New Wave e o Synthpop se